

“Encontro com Clarice” – Textos de Clarice Lispector. Espetáculo solo.
“MOONLIGHT” – De Harold Pinter – com Bete Mendes, Claudio Correia e Castro, Selton Mello e Guilherme Piva. Tradução de Bárbara Heliodora. “2 X PINTER”: Textos de Harold Pinter, inéditos; tradução de Barbara Heliodora. Com Joana Fomm, Guida Vianna e Marcello Escorel. CICLOS DE LEITURAS DE PEÇAS TEATRAIS – Ítalo dirigiu por 8 anos o Teatro Villa Lobos, na ocasião criamos uma Associação de Amigos que apoiava as melhorias e gestão dos espaços e salas de ensaios. Fomos pioneiros nesse tipo de atividade, que recebeu apoio de mídia do Globo – quando criaram a campanha o globo no teatro. Diversos atores consagrados participaram dessas leituras, que lotavam o teatro Villa Lobos.– Participou de importantes montagens do Teatro dos Quatro, entre os anos de 1986/1993, com grande elenco. Abaixo três deles:
“Sábado, Domingo e Segunda”
“O Jardim das Cerejeiras”
“Mephisto”
– Outros espetáculos / projetos marcantes:
“C’est la vie”:
Texto inédito de Marcelo Rubens Paiva, com base em depoimentos captados no Disque Denúncia, direção de Gilberto Gawronski. “SILÊNCIOS CLAROS”, espetáculo solo, em releitura dos textos de Clarice, sob nova concepção e direção de Fernando Philbert.“ROMEU e JULIETA”:
Texto de W. Shakespeare, em tradução de Bárbara Heliodora.
Direção de Moacyr Góes, com Thelma Reston, Claudio Mamberti, Maria Luisa Mendonça, Leon Góis, Leonardo Brício e Floriano Peixoto.
“O CORPO DA MULHER COMO CAMPO DE BATALHA”:
Texto inédito de Matéi Visniec, direção de Fernando Philbert, com Fernanda Nobre.

– Experiência em televisão: TV GLOBO:
“ESPERANÇA”, “POR AMOR”, “O REI DO GADO”, “MULHERES APAIXONADAS”, “A FORÇA DO QUERER” – de volta agora. “MAD MARIA”.

– Atividades mais recentes:
Narrações de diversos audioboks. Coordenação de projetos especiais na produtora de conteúdos digitais FLOCKS – que tem entre seus canais os Cassetas e Eduardo Bueno, o Peninha – para quem dirigiu seu espetáculo; “Não Vai Cair no ENEM”, que circula por todo o país. – Perguntas da entrevista NECESSÁRIA, para o Blog/Site: ESPETACULONECESSARIO.COM.BR: Fachetti – Nos 80 anos de Ìtalo Rossi, com o teatrólogo Antonio Gilberto, esboçou e deu luz, ao único registro fotobiográfico da carreira estoica de Ítalo. Nos conte desse registro imagético, que enaltece a cultura, e a esse metafórico artista. Existe curiosidades relevantes? Ester Jablonski – Ítalo é o teatro! É – tempo presente, porque toda a sua vida foi a serviço do teatro, e como o teatro é, ele é. Não conheci ninguém que tenha tido a vida tão completamente tomada pelo ofício teatral. E, talvez, por isso mesmo, tenha dado muito pouca atenção a registros, o que o movia era o aqui e agora, o estar no palco, não gostava de revisitar trabalhos já realizados, dizia – “já foi…”. Então, termos produzido – Antonio Gilberto, que é um grande pesquisador e conhecedor da história de nosso teatro, e eu – a autobiografia “ISSO É TUDO”, um livro lindo, com fotos e textos de referência que percorre toda sua carreira, lançado pela Coleção Aplauso, no ano em que ele completou 80 anos, foi uma grande alegria. Poder dar a ele esse presente, numa festa que reuniu toda a sua grande família do teatro. Há fotos ali que ele nem sabia que existiam, ficou imensamente feliz. Fachetti – Como atriz de novelas, linguagem midiática, como se coloca nesse naturalismo tão distante dos palcos? Está se vendo com que olhar, na reprise de “A força do querer”? Ester Jablonski – O ofício de ator é um trabalho constante, você nunca está “pronto” – ainda que Hamlet diga que estar pronto é tudo – rsrsrs. Então cada trabalho, em cada veículo, tem suas especificidades e seus desafios, isso é que nos move. O naturalismo da TV é um desafio para o ator, e muitas vezes é confundido com ser “blasé”, um grande equívoco na minha opinião. A reprise da novela está ainda no começo, eu entro um pouco mais para frente – talvez quando essa entrevista seja publicada eu já esteja em ação, quero muito rever, eu aprendo muito revendo, tanto meus trabalhos, quanto de outros. Foi um trabalho que gostei muito de fazer, acho a novela ótima, um grande acerto da Glória Perez.







