-Crítica Teatral: Espetáculo: “CÃO CHUPANDO MANGA” – Por Francis Fachetti.

CRÍTICA TEATRAL:

ESPETÁCULO: “CÃO CHUPANDO MANGA”

 

O LAMBUZAR EM TESÃO E MOVIMENTO SACIANDO A FOME, ÀS
HISTÓRIAS, A FARTA CENA IMPECÁVEL.

 

“Cão Chupando Manga”.

 

 

ANTES DE COMEÇAR ESSA RESENHA É NECESSÁRIO SABER O QUE DIZ OS DOIS CRIADORES/ARTISTAS:

– O DIRETOR/ENCENADOR SIDNEI CRUZ:

“CONSTRUIR UM ACONTECIMENTO ESTÉTICO COM TECNOLOGIA PUNK, DOMÉSTICA, RECICLANDO O LIXO DO VÍCIO DAS RUAS E DAS ENCRUZILHADAS: É O MANTRA”.

“TOMANDO COMO CAPITAL DE GIRO AFETIVO, A AMIZADE E A ADMIRAÇÃO, ALIMENTANDO A CRENÇA NA POTÊNCIA DO DESVIO COMO MOTE PARA SOLIDARIEDADES TRANSVERSAIS”.

– O ATOR FÁBIO FREITAS REVELA:

“CRAVEI UNHAS E DENTES NESSE PROCESSO” – FIZ ISSO COM ELE AINDA VERDE, E PODER AMADURECER JUNTO. ESCOLHI ESSA FRUTAPELA COR, PARA ME LAMBUZAR, DEIXAR ESCORRER SEUS LÍQUIDOS PELOS MEUS BRAÇOS E PERNAS. QUERO SACIAR A FOME DOS ENCONTROS E DAS
HISTÓRIAS. EM QUASE TUDO NA VIDA EU COLOCO O NARIZ PARA DESCOBRIR CAMINHOS. EM ALGUMAS COISAS COLOCO TESÃO E MOVIMENTO”.

 

“Cão Chupando Manga”.

 

O ESPETÁCULO NOS DÁ UM CONSTRUIR SINGULAR NUM PROPÓSITO ENGENHOSO DE DRIBLAR O DESMONTE ARTÍSTICO, NOS OFERECENDO UM OLHAR COM SENSO CRÍTICO.

O SENSORIAL ATIVADO NA CONVERGÊNCIA DE CORPOREIDADE DE UMA NARRATIVA CALCADA NA REFLEXIVA PASSAGEM HUMANA EM MEIO AOS DESTROÇOS QUE NOS FOI DEIXADO – PURA REFLEXÃO!!! ANARQUIA ARTÍSTICA COM PODER DE NOS MOVER, NOS TIRAR DA INÉRCIA.

ESPECULAÇAO CÊNICA HÍBRIDA ONDE O ARTISTA DE 30 ANOS DE CARREIRA SOBREVIVE A ENCONTROS IMBUÍDOS DE UMA FORÇA “PALHAÇA”, CIRCENSE, POÉTICA, TEATRAL – UM LÚDICO ENTRANHADO EM DIVERSAS ARTES: A CORAGEM DE TER/SER UM ARTISTA COM ASSENTES/FIRME NAS SUAS PALAVRAS.

O TEXTO DE FÁBIO FREITAS É UMA ESPÉCIE DE REFÚGIO, QUE SÓ EXISTE NA IMAGINAÇÃO DO POETA COM UM SENSO CRÍTICO ARRIVISTA – QUERENDO TER ÊXITO À TODO CUSTO – ÁVIDO A NOS
DELEITAR COM SUA NARRATIVA.

UM TEXTO MANUSEADO PARA ENGENDRAR; CONSEGUINDO ESSE INTENTO.

 

GUIGA ENSA EMANA UMA ILUMINAÇÃO NO CRUCIAL DE CADA CENA “DESMASCARANDO” O VARONIL CÊNICO EM DETALHES MUITO BEM CAPTURADOS. É A LUZ QUE RATIFICA A COMPETÊNCIA DA CENA.

TRILHA SONORA POR IVAM CRUZ É DELECIOSAMENTE CERTEIRA E CONTAGIANTE. DESTAQUE PARA A CENA ENVOLTA PELA MÚSICA CLÁSSICA – ADÁGIO DE ALBINONI – UMA CONCEPÇÃO ROMANCEADA NOS DANDO O PERFEITO CONTRAPONTO DO LIRISMO COM OS ABATES QUE NOS ACOMETEM, ONDE O ATOR CONDUZ E AMARRA SUA NARRATIVA CORPORAL CRAVADA NA CONSTRUÇÃO CÊNICA: BELO!!!

FIGURINOS, ADEREÇOS E MÁSCARA DE UMA INVENTIVIDADE E BELEZA ACLARADA PELA ASSERTIVA FUNCIONALIDADE DOS MESMOS. É PRECISO VER, ENXERGAR DE PERTO, ESSE ARTESANATO EXPLICITAMENTE LINDO – POR FÁBIO FREITAS.

MARIA ANGÉLICA GOMES COLOCA SUA DIREÇÃO DE MOVIMENTO NO PERVASIVO – DIFUNDINDO CADA “ESGAR” CORPORAL COM A TÉCNICA NO TEATRAL. DEMONSTRA CONHECIMENTO, EXPERIÊNCIA E UM OLHAR FOCADO NA NECESSIDADE CORPÓREA DO ATOR; QUE DESENVOLVE OS “ANSEIOS” DE MARIA ANGÉLICA ESBANJANDO DESENVOLTURA.

EM CENA O ATOR E SEU CORPO – MARIA ANGÉLICA GOMES.

 

A PERFORMANCE DE FÁBIO FREITAS É OBSTINADA, E SOBRETUDO OUSADA, CAPCIOSA, NOS ENREDANDO A “CHUPAR SUA MANGA” FEITO UM CÃO (COISA QUE ELE FAZ LITERALMENTE EM CENA), RUMO À SUA CONVICÇÃO TALENTOSA; UMA RESENHA FÍSICA QUE VESEJA/COMPÕE VERSOS PROVOCADORES E PENETRADORES. UM ENREDAR DE FOMENTAÇÃO NECESSÁRIA.


FÁBIO FREITAS ENCENAÇÃO/DIREÇÃO: SIDNEI CRUZ.


FÁBIO FREITAS.


“CÃO CHUPANDO MANGA”.

 

DESDE O COMEÇO FÁBIO CAMINHA EM ALGO FUNDAMENTADO, NO CERNE DE LEMBRANÇAS ALÇADAS COM SENTIMENTOS QUE SE CONFUNDEM E SE COMPLETAM.

FÁBIO FREITAS.

 

O INTERAGIR COM O ESPECTADOR É O DESVESTIR DE ALMA APOIADO NO REPLETO CONTROLE CÊNICO.

O CAPITANEAR DE SIDNEI CRUZ É O AMÁLGAMA DE TEMPERAMENTOS – NUM SUBLIMAR ARTESANAL DE PAIXÃO E DEVANEIOS CONCIENTES. UMA DIREÇÃO COM O FOCO NA LAMA E O DESFECHO NO FEÉRICO, NO VISLUMBRAR DE UMA CENA INSUBMERGÍVEL.

UMA DIREÇÃO DE MÃOS DADAS COM TODOS OS SIGNOS TEATRAIS PRESENTES.

SIDNEI CRUZ.



A VIDA, A ARTE, O AMOR, A PAIXÃO PERFORMÁTICA LEVADA ATÉ AS MELHORES CONSEQUÊNCIAS NESSE MONÓLOGO DE EXTREMA PROVOCAÇÃO DESENVOLTA, QUE PARTE DA IDIOSSINCRASIA DESSE BELO ATOR NECESSÁRIO – FÁBIO FREITAS.

EM MEIO AO LÍRICO POÉTICO IMPACTANTE DA MÚSICA CLÁSSICA DE ALBINONI, “CÃO CHUPANDO MANGA” SE CONTRAPÕE A ESSA BELEZA NECESSÁRIA DANDO SEU GRITO DE LIBERDADE E ALIMENTANDO NOSSO PODER CRÍTICO. IMPERDÍVEL!!! ASSISTAM!






SERVIÇO:

15 DE ABRIL A 22 DE MAIO D 2022 – SEXTA E SÁBADOS ÀS 20:00 HORAS E DOMINGOS ÀS 19:OO HORAS. INGRESSOS 40,00 REAIS INTEIRA E 20,00 REIA MEIA.

PAVILHÃO TEATRO DE ANÔNOMO – FUNDIÇÃO PROGRESSO, RUA DOS ARCOS, 24, CENTRO, RJ.

NAS DATAS DE 24 A 29 DE MAIO ESTAREMOS NO FIMC (FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÁSCARA DE CARIRI – CEARÁ.

EXCEPCIONALMENTE FAREMOS UM ESPETÁCULO NUMA TERÇA-FEIRA ( DIA 17/5 ÀS
20:OO HORAS), NO FESTIVAL MIDRASH DE TEATRO – CAFÉ PEQUENO, NA RUA ATAULFO DE
PAIVA, 269, LEBLON.

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